terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estação de Tratamento da Água.

   A água é captada de rios, lagos ou represas por grandes canos chamados de Adutoras, depois é bombeada até chegar a estação de tratamento.
   Assim que a água chega à estação, recebe adição de cloro para facilitar a retirada de matéria orgânica (restos de animais e plantas, principalmente) e de metais, etapa chamada de Pré-Cloração. Depois, recebe adição de Sulfato de Alumínio, uma substância que faz com que as impurezas se reúnam, formando flocos.
   Depois disso, a água vai para um tanque com agitadores que facilitam a formação de flocos maiores que podem ser removidos mais facilmente. Essa etapa é denominada Floculação.
   Após a floculação, a água segue para o tanque de Decantação, ficando em repouso. Os flocos mais pesados caem e se depositam no fundo do tanque e a água da superfície fica mais limpa.
   A água da superfície do tanque de decantação segue para o processo de Filtração, onde passa por filtro de carvão, de areia e de cascalho.
   Depois da filtração, a água está praticamente livre de partículas de impurezas, mas ainda não está pronta para ser consumida, pois pode conter micro-organismos nocivos à saúde. Para eliminá-los completamente, passará por um processo de Desinfecção, no qual receberá cloro. Após essa etapa, poderá receber flúor, substância que, se adicionada à água, pode diminuir a incidência de cáries dentárias na população.
   Depois de tratada, a água é enviada para grandes reservatórios e depois aos pontos de consumo (casas, edifícios, etc.) por tubulações subterrâneas, que formam a rede de distribuição de águas da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário